13 Best Winter Sun Destinations in Europe to Escape the Cold

By claudioramalho •  Updated: 04/27/24 •  12 min read

 

 

Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos… Charles Dickens poderia muito bem estar a falar do inverno no Norte da Europa quando escreveu as suas famosas palavras. Fuja da desgraça e da escuridão – eu procurei os melhores destinos de sol de inverno na Europa para a sua próxima dose de sol de curta distância.

Vamos contar uma pequena história. A cada ano os dias ficam mais curtos, as temperaturas despencam e o céu fica com aquele tom cinza de dar água na boca com um toque de ocre e você simplesmente não consegue lidar. 

Soa familiar? Sim, pensei assim.

Claro, você pode voar para destinos exóticos para tomar uma dose de sol de inverno – Barbados é particularmente bom nesta época do ano. O mesmo acontece com as Maldivas. O único problema é que eles ficam a um longo voo e são muito caros quando você chega lá.

Então, o que uma pessoa deve fazer? Saia em busca do melhor sol de inverno da Europa, é claro.

Chipre

Ao contrário da opinião popular, o inverno na Europa não se restringe a observar a aurora boreal, esquiar e chorar no chocolate quente porque está muito frio. 

O sol de inverno na Europa pode ser uma fera esquiva, mas está lá se você souber onde procurar. 

Quer saber onde faz calor em dezembro na Europa? Ou onde encontrar o sol de fevereiro na Europa? Existem muitos locais quentes onde você pode relaxar, com a margarita na mão, o biquíni no corpo e aproveitar o sol. Aqui está minha escolha do melhor.

Onde encontrar o sol de inverno na Europa

Chipre

Rocha Chipre de AfroditeRocha Chipre de Afrodite

Ah, Chipre, sua linda ilha. 

Embora esteja a apenas quatro horas de voo de distância, Chipre está a um mundo de distância quando se trata de sol quando você mais precisa dele – a ilha tem 340 dias de sol por ano, de inveja.

Há tantas razões pelas quais eu sempre escolheria Chipre como um dos melhores lugares para encontrar o sol de inverno na Europa. Chipre não só possui algumas das águas mais limpas e cristalinas da Europa, como as praias são tudo o que você deseja nas suas férias de inverno. 

Acrescente a isso uma cultura e história fascinantes, uma série de sítios arqueológicos, comida deliciosa e muitas atividades ao ar livre, e você verá por que este é um local tão ensolarado para o inverno.

Eu encorajo você a passar algum tempo explorando a linda paisagem rural de Chipre. Sair da trilha batida é realmente parte da diversão. 

Dito isto, a capital Nicósia é um lindo labirinto de vielas e arquitetura antiga, enquanto a temporada de festas chiques de Limassol nunca termina nos meses de inverno. 

Acrescente a isso os museus e as lindas praias de Paphos e você entenderá por que não consigo parar de voltar para aproveitar o sol de inverno europeu. 

Tumbas dos ReisTumbas dos Reis

Alguns dos maiores resorts podem parecer um pouco sonolentos no inverno – mas pode ser o momento perfeito para fechar negócios fabulosos que de outra forma seriam impensáveis ​​no verão. 

Caso contrário, torne-se independente, reserve uma propriedade boutique e explore sozinho. 

Madeira

MadeiraMadeira

Outra ilha que flutua no meio do Atlântico, a Madeira é provavelmente mais conhecida pelo seu vinho fortificado à moda antiga e pelo Cristiano Ronaldo local (na verdade, os madeirenses adoram Ronaldo tanto que o aeroporto da ilha leva o seu nome). Também é um dos melhores destinos de sol de inverno na Europa. 

A Madeira subtropical não se parece muito com a Europa. A ilha vulcânica, com suas encostas íngremes e copa frondosa, é mais parecida com cenas do Jurassic Park do que qualquer outra coisa.

Ora, este não é um dos melhores destinos de sol de inverno na Europa para os amantes da praia – há poucos na Madeira. No entanto, o que falta à ilha em praias decentes é compensado em surf, caminhadas, ciclismo, canyoning durante todo o ano… você entendeu.

Sicília

SicíliaSicília

Sicília. Ótima comida, vinho e invernos. O que há para não amar? 

A Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo e certamente um dos melhores destinos de férias de inverno da Europa, tanto para os amantes do sol como para os amantes do ar livre.

A ilha em forma de triângulo está no auge depois de décadas sendo esquecida. As pessoas estão despertando para a riqueza das cidades barrocas, das aldeias medievais, do esqui e (é claro) da comida deliciosa que a Sicília tem a oferecer. 

Você encontrará restaurantes e coisas legais para fazer em Taormina, a porta de entrada para a Sicília. É um ótimo lugar para absorver suas primeiras impressões desta ilha culturalmente fascinante.

As praias que ficam lotadas no verão ficam praticamente vazias nos meses de inverno e reservas naturais protegidas, como a Reserva Zingaro, combinam praias imaculadas com paisagens acidentadas prontas para serem exploradas.

Além disso, quando terminar, você poderá explorar os vários locais e/ou vinhedos da ilha, patrimônios mundiais da UNESCO, conforme desejar.

De todas as (muitas) praias da ilha, adoro a praia de areia rosa em San Vito Lo Capo – é o tipo de praia que não pareceria deslocada nas Caraíbas e perfeita para um pouco de descanso na solidão. 

Faz um pouco de frio durante os meses de inverno para se bronzear, mas ainda há muito sol siciliano e ar fresco.  

Malta

Valeta MaltaValeta Malta

300 dias de sol, mar cristalino e uma capital que aparece constantemente no Instagram, Malta é a ilha da qual muitas pessoas (inclusive eu) simplesmente não se cansam.

Capital de Malta, Valletta explodiu no radar internacional nos últimos anos graças ao facto de ter sido designada Capital Europeia da Cultura em 2018. Isso significou uma nova galeria de arte (Muza) e muitos eventos culturais, muitos dos quais deixaram o seu legado para o futuro. 

Claro, Malta se parece muito com o Reino Unido em alguns aspectos (ostentando caixas de correio e cabines telefônicas vermelhas), mas você me mostra um lugar no Reino Unido onde as temperaturas máximas do inverno chegam a 21 ºC e eu comerei meu chapéu. (Muito provavelmente).

Não é apenas a sua aparência que faz com que Malta apareça em muitas listas de destinos de sol de inverno na Europa. Essas águas cristalinas são perfeitas para uma série de atividades. 

Malta é um dos melhores locais de mergulho da Europa – as temperaturas do mar no Inverno variam entre os 15-17ºC – por isso é perfeitamente confortável com um fato de mergulho.

La Palma

Rota dos Vulcões, La Palma Rota dos Vulcões, La Palma 

Verdejante e exuberante, La Palma é a mais verde das ilhas Canárias e uma boa escolha se você está procurando um refúgio mais tranquilo para o sol de inverno na Europa. 

Este paraíso intocado pode não ter alguns dos resorts glamorosos dos vizinhos Tenerife e Lanzarote, mas quem precisa de glamour quando se tem florestas tropicais e uma paisagem vulcânica quase surreal para explorar? 

Pensei isso.

Com temperaturas médias que rondam os 18ºC em Janeiro, La Palma é um dos locais mais quentes da Europa no Inverno. 

OK, provavelmente deveria ser sincero e dizer que você não encontrará lindas praias de areia branca em La Palma. Todas as praias arenosas têm um tom bastante atraente de… preto. 

Qual é a diferença, afinal? Desde que seja bom deitar-se com um bom livro, você não vai reclamar – e as fotos ficam mais dramáticas de qualquer maneira.

Creta

CretaCreta

Uma das ilhas mais meridionais da Grécia, Creta é um destino encantador. 

Bewitching or not, there’s no denying that Crete can sometimes get a bit much in the summer, when it feels like every sun-seeker in Europe descends on the island’s shores to park themselves on its beaches.

Crete constantly appears on lists of the best winter destinations in Europe, thanks to its pleasant temperatures and varied terrain.

Many of the beach resorts and party bars are closed, so you can knock about the island seeing very few tourists and exploring to your heart’s content. Great if you are travelling solo, as a couple or family.

Fuerteventura

Foto aérea de FuerteventuraFoto aérea de Fuerteventura

iamdmnk on Unsplash

Fuerteventura, like La Palma, is in the Canary Islands, but unlike its smaller cousin, it’s got more than enough beaches to go around.

Pretty good news then that winter barely touches the Canaries, with January temperatures frequently hitting the 21ºC mark. Again, no surprises that it’s a frequent pick for hot places in Europe in December.

There are two main resort areas: Corralejo and Morro Jable – both of which offer a range of beach-front properties perfect for flopping down with your favourite playlist and lying in the sun.

If you’re partial to a spot of naturism, you’ll be glad to know that Fuerteventura is very naturist-friendly, with beach spots all around the island where you can work on your all-over tan.

The Algarve 

Julianna Barnaby nadando no AlgarveJulianna Barnaby nadando no Algarve

I’ll be honest – it was touch and go about whether I should recommend The Algarve as one of the best places for winter sun in Europe. Winter temperatures, while balmy, hover around 16°C in January – not exactly hot enough to whip off your clothes and lie down for a day of sun worshipping.

Still, The Algarve is bright and sunny and still a very good antidote to the horrid thing we call winter in the UK and other countries further north.

Would you rather go for grey and drizzly days in London or radiant beaches, lots of hikes and fabulous local wine?  I think I know your answer.

There’s so much more to beaches in the Algarve (though, in truth, it does have some spectacular ones). The mix of Moorish and Portuguese cultures has left a unique culture and architectural style in cities and towns like Faro and Tavira.

Fancy a challenge? The long-distance Fisherman’s Trail on the Rota Vicentina starts in the Algarve before winding its way up into the Alentejo. Winter is the perfect time to do it too – it’s near impossible in the sweltering heat of the summer months.

Do

Average temperature in January: 16ºC

Flight time: 2hrs 55mins

Recommended stay: Anantara Vilamoura

Gran Canaria

Playa del Inglés – Gran CanáriaPlaya del Inglés – Gran Canária

The second Canary Island in this guide to the best places for winter sun in Europe, Gran Canaria may just steal the edge on earlier-mentioned Fuerteventura thanks to the fact it avoids the winter breezes that blow through Fuerteventura and Lanzarote.

Jaw-dropping expanses of beaches and relatively high temperatures make this a firm favourite for a winter escape.

Não são apenas praias: uma série de inaugurações de galerias e restaurantes chiques significam que há muito o que fazer além de cair na areia. 

Aqueles que se sentem particularmente aventureiros podem percorrer as trilhas ao redor de Artenara. 


Melhores destinos de sol de inverno perto da Europa

Costa de Dalaman – Turquia 

Clube de praia na encostaClube de praia na encosta
Hillside Beach Club (c) Julianna Barnaby

Acabei de voltar de uma viagem à Costa de Dalaman e sinceramente não consigo acreditar que nunca estive lá antes. 

Emoldurando o Mar Egeu, o apelido da Costa de Dalaman, Costa Turquesa, diz tudo. Águas cristalinas cintilantes emolduradas por enseadas secretas, florestas de pinheiros perfumadas, pequenas cidades e resorts chiques.

Passe os seus dias aproveitando ao máximo o sol de inverno – as temperaturas médias em dezembro rondam os 17ºC, ligeiramente mais frescas em dezembro e janeiro – não suficientemente quentes para apanhar sol, mas suficientemente quentes para passar os dias ao ar livre, caminhadas, vela, snorkeling, mergulho e explorando ruínas antigas na Turquia.

Se você realmente quer tomar sol, é melhor ir em novembro, quando as temperaturas médias ficam em torno de 21ºC. 

Agora, não vou para a frente. A comida turca é incrível – cada vez que volto ao país fico maravilhado com os sabores incríveis e os pratos saudáveis ​​disponíveis. 

Se você é um fã de comida, eu recomendo fortemente este como um dos melhores lugares para aproveitar o sol de inverno perto da Europa – a combinação de vistas deslumbrantes, cultura animada e comida deliciosa é muito tentadora para deixar passar. 

Essaouira – Marrocos 

EssaouiraEssaouira

Barcos de pesca no porto de Essaouira (c) Julianna Barnaby

Não fica na Europa, mas Essaouira é um dos meus destinos favoritos de inverno para viagens curtas. 

Esta cidade portuária marroquina evoca tempos passados ​​– não mudou muita coisa desde que era um dos locais mais queridos da trilha hippie.

Não é realmente um destino de praia, mas Essaouira é o lugar perfeito para praticar posturas de ioga, surfar e galopar pela praia antes de terminar o dia com um prato cheio de frutos do mar frescos e um refrescante chá de menta. 

Nada poderia parecer mais distante do inverno no Reino Unido, isso é certo.

Dicas práticas para encontrar os melhores destinos com sol de inverno na Europa 

  • Tal como acontece com a maior parte da Europa, o final de dezembro, janeiro e fevereiro tendem a ser os meses mais frios – se quiser as temperaturas mais quentes do inverno na Europa, vá em novembro, quando muitos destes destinos ainda estão quentes o suficiente para tomar sol, mas significativamente mais acessíveis do que no pico. meses. 
  • Muitos grandes resorts fecham durante os meses de inverno – então é melhor reservar um hotel boutique ou um Airbnb para descobrir os melhores destinos europeus com sol de inverno. 
  • Verifique se as instalações / restaurantes / cafés / opções de transporte próximos estão funcionando durante os meses de inverno. Você pode planejar quaisquer fechamentos se souber deles com antecedência, mas não quiser ser pego de surpresa. 

Então é isso. Os melhores destinos de sol de inverno na Europa. 

O inverno pode não ser a época do ano mais óbvia para reservar sua viagem à Europa, mas isso é bom. 

Espero que você consiga fazer uma pausa e pegar alguns raios de sol neste inverno. Você merece totalmente. Todos nós fazemos.

Amo isso? Salve e compartilhe no Pinterest

[anúncio_2]

claudioramalho