17 Brilliant Things to do in Santorini

By claudioramalho •  Updated: 04/27/24 •  20 min read

Pronto para explorar as melhores coisas para fazer em Santorini? Pôr do sol perfeito, culinária deliciosa e descobertas arqueológicas antigas aguardam…

Olha, Santorini não é segredo. Na verdade, é a ilha mais visitada da Grécia. Isso não significa que você deva ignorá-la, mas significa que, sem um pouco de planejamento, sua viagem pode se transformar em uma bagunça frenética. 

Em geral, tento dar uma olhada nos destinos antes que se tornem tão turísticos que sejam quase impossíveis de desfrutar. Mas às vezes, há realmente uma razão (ou várias no caso de Santorini) pela qual ela ainda merece um lugar na sua lista de desejos, mesmo quando está firmemente na frente e no centro do radar. 

Passei muito tempo em Santorini em minha viagem mais recente às Cíclades e realmente investiguei o que torna esta ilha tão especial. 

Julianna observando o pôr do sol
Assistindo ao pôr do sol em Oia

A famosa vila de Oia é conhecida pelos seus pores do sol e vistas, e eles são realmente fantásticos. Mas para realmente experimentar tudo o que Santorini oferece, você precisa ir muito além da famosa cidade na encosta da Insta e explorar os segredos locais e joias escondidas. 

É exatamente isso que este guia irá ajudá-lo a fazer. Quer explorar alguns segredos bem guardados (como o fato de que as melhores vistas do pôr do sol não estão em Oia)? Claro que você faz. 

Continue lendo e contarei tudo sobre as melhores vinícolas, praias e marcos históricos de Santorini para o seu roteiro. Vamos!

Melhores coisas para fazer em Santorini

Explore a Famosa Vila de Oia 

Quando você pensa em Santorini, é mais do que provável que Oia seja o que vem à mente. A cena autenticamente das Cíclades, com casas e igrejas brancas e azuis oscilando no alto da caldeira, com vista para a Baía de Ammoudi, é realmente tão bonita pessoalmente quanto nas fotos.

Caminhe pelas estradas não sinalizadas e maravilhe-se com os moinhos de vento de madeira e o céu quase azul demais para ser verdade, e você poderá simplesmente se apaixonar. Muitas pessoas fazem isso. 

Para ser sincero, Oia não é o meu lugar preferido na ilha. Você pode esperar pagar uma margem significativa em comparação com outros destinos em Santorini, e os lugares estão realmente muito lotados – especialmente na alta temporada.

Mas, como costuma acontecer, milhões de turistas não vêm aqui anualmente à toa. O pôr do sol aqui é tão excelente quanto movimentado. Quero dizer, onde mais você pode pousar em uma antiga fortaleza e observar o sol se pôr no Mar Egeu? 

Pôr do sol em OiaPôr do sol em Oia

Portanto, você deve visitar Oia se for a primeira vez que visita Santorini. Mas você vai querer aparecer em mirantes populares do pôr do sol, como o Castelo de Oia, com 1 a 2 horas de antecedência. Vale a pena competir pelas vistas do topo da fortaleza de defesa do século XV.

À parte, achei que o nascer do sol em Oia era igualmente bonito e muito menos lotado. Você precisará ir para a parte leste da cidade para ter as melhores vistas, mas elas parecem maravilhosas…

Nascer do sol em OiaNascer do sol em Oia
Nascer do sol em Oia

Para uma ilha antiga, a cidade é relativamente nova. Foi reconstruído após o terremoto de 1956, e o Lauda, ​​que é o restaurante mais antigo (e possivelmente o melhor) da cidade, foi inaugurado em 1971. 

Lauda é a melhor maneira de desfrutar de uma vista do pôr do sol sem estresse; apenas planeje-o como uma refeição extravagante. A sofisticada sala de jantar tem vistas brilhantes da Caldera, e o menu de 6 pratos (custa 200 euros por pessoa com combinação de vinhos por 145 euros adicionais) é fantástico.

Assista ao pôr do sol no Farol Akrotiri 

Vistas de AkrotiriVistas de Akrotiri

As noites em Oia são lendárias e, se você fizer isso direito, podem ser tão agradáveis ​​quanto anunciado. Mas vou te contar um segredinho: o Farol Akrotiri é o melhor lugar para assistir o pôr do sol em Santorini. 

O farol francês construído em 1892 é lindo por si só, com sua base retangular caiada de branco e sua pitoresca torre situada no alto das margens rochosas do Mar Egeu. Mas você está vindo aqui para ver o pôr do sol. Confie em mim. 

O pequeno farol oferece vistas deslumbrantes do céu noturno laranja, rosa e azul. Você terá a melhor iluminação se chegar no final da tarde.

O estacionamento é um pouco complicado, mas não é tão lotado quanto Oia. Se você não tiver sorte perto do farol, basta ir até uma das outras baías e caminhar até lá.

Prepare alguns lanches, traga sua câmera e me agradeça mais tarde.

Melhor dica

Você também pode tirar fotos maravilhosas perto do nascer do sol com menos pessoas por perto.

Explore a antiga vila de Akrotiri

Sítio Arqueológico de ArkrotiriSítio Arqueológico de Arkrotiri

Esta famosa Ilha das Cíclades abriga alguns dos locais históricos mais incríveis da Grécia, por isso uma visita a um deles é uma necessidade absoluta. 

Em primeiro lugar, Akrotiri é um dos sítios arqueológicos mais antigos que você encontrará em qualquer lugar do mundo. Partes do local mostram arquitetura e artefatos de até 2.000 aC. 

Como Santorini era uma ilha próspera antes do vulcão devastador, há mais de 3.600 anos, não deveria ser uma surpresa que aldeias antigas ainda estejam sendo desenterradas hoje. Mas o que me surpreendeu foi o quão bem preservado este sítio da Idade do Bronze. 

Na verdade, ela atende pelo apelido de segunda Pompéia. 

Ao caminhar pelo complexo, você notará que há muitas paredes de pedra antigas e cerâmica minóica. É realmente impressionante que alguns desses artefatos estejam em condições absolutamente perfeitas depois de literalmente milhares de anos.

O que é ainda mais surpreendente, porém, é que alguns estudiosos pensam que este local pode não ser outro senão o império mítico da Atlântida. Seriamente.

Fotografe a Praia Vermelha (Kokkini Paralia) 

Praia VermelhaPraia Vermelha

Embora existam praias melhores em outras Ilhas Cíclades (como minha favorita, Naxos), Santorini certamente tem algumas das mais exclusivas. 

Kokkini Paralia, ou Praia Vermelha, apresenta contrastes incríveis de falésias vermelhas enferrujadas e águas azuis brilhantes, tornando-a uma das praias mais famosas de Santorini.

Você pode chegar lá de barco ou em um parque a poucos passos da praia.

É possível nadar, mas você deve chegar até a enseada com cuidado. As margens são rochosas e a praia em si é meio pequena.

Melhor dica

Existe um risco legítimo de queda de rochas nas falésias atrás, por isso tenha cuidado.

Pôr do sol no Theros Wave Bar 

Santorini tem bares e restaurantes maravilhosos, muitos deles com vistas incríveis para o mar. Quando você estiver no lado sul da ilha, não deixe de conferir um dos meus lugares favoritos em Santorini, o Theros Wave Bar.

Foi eleito um dos melhores bares de praia do Mediterrâneo e, quando estiver olhando para o Mar Egeu com um delicioso coquetel, você saberá por quê. Dito isto, você pode se perder no caminho (estou meio brincando). 

Barra Onda TherosBarra Onda Theros

A seção remota da Praia de Eros é um pouco difícil de localizar, então baixe um mapa e não tenha medo de pedir informações aos moradores ou turistas se você se virar.

Depois de observar a costa imaculada de uma das mesas do pátio, você não se importará nem um pouco com o esforço e a leve ansiedade necessários para chegar lá. Experimente o pescado fresco do dia, peça um segundo coquetel e deleite-se com o fato de que este é o mais próximo do paraíso que você pode encontrar.

Visite as Ilhas Kameni 

Visitar as “ilhas de lava”, as 2 ilhas vulcânicas ao largo da costa de Santorini, é uma obrigação quando se tem algum tempo extra na ilha. Conhecidas como as ilhas novas (Nea) e antigas (Palea), cada uma tem paisagens incomuns e muitas trilhas para caminhadas para explorar.

Começando no Porto de Athinios, você pode pegar um barco para qualquer uma das ilhas, mas fazer uma visita guiada é a única maneira de chegar lá (a menos que você conheça alguém com um iate). Não é uma grande surpresa, já que ambas as ilhas são desabitadas.

Tanto Nea Kameni quanto Palea Kameni oferecem coisas únicas para fazer, por isso encorajo você a reservar um tempo para ver cada uma delas.

Nea Kameni é frequentemente (e melhor) descrita como um deserto de pedra negra. É uma pequena ilha com um diâmetro de 2 quilômetros e um vulcão ativo. Não deixe de caminhar até a Cratera Georgios. A corrente de enxofre em constante emissão é fascinante de ver de longe. 

Palea Kameni também possui algumas características geológicas interessantes. As águas quentes, ferrosas e sulfurosas e as fontes termais onde se pode até dar um mergulho.

Caiaque, natação e mergulho com snorkel em White Beach (Aspri Paralia) 

Praia BrancaPraia Branca

Outra praia famosa da ilha é Aspri Paralia (Praia Branca). Tal como o nome indica, as montanhas vulcânicas calcárias proporcionam um cenário deslumbrante para as águas azuis cintilantes sob o sol de Santorini. 

Não é apenas um dos lugares mais bonitos para fotografar, mas também é um lugar perfeito para mergulhar e nadar. Mantenha os olhos bem abertos debaixo d’água para ver uma geologia incrível e até mesmo cavalos-marinhos ocasionais (!).

Chegando la

Você só pode chegar à Praia Branca pelo mar. Pegue um táxi aquático em Akrotiri ou alugue um caiaque (isso merece meu voto), que você pode organizar por meio de uma visita guiada.

Relaxe em Perissa 

Praia de PerissaPraia de Perissa

Perissa está escondida, longe de Oia, na costa sudeste da ilha. Esta vila é onde você deseja ir se praias, hotéis luxuosos e clima descontraído estiverem na sua lista de itens imperdíveis em Santorini. 

Não só existem ótimas praias em Perissa, mas as areias negras de Paralia Perivolos estão entre as mais exclusivas da ilha. Paralia Perivolos é um longo trecho de costa vulcânica que contrasta surpreendentemente com o céu limpo e o mar azul profundo. 

É também o lar de um dos maiores (e melhores) resorts da ilha. O Istoria Hotel (leia sobre seu spa abaixo) é uma impressionante propriedade 5 estrelas e um lugar ideal para descansar enquanto admira algumas das paisagens à beira-mar mais perfeitas de Santorini.

Não se preocupe, há mais o que fazer do que descansar na praia (mas é necessário?). 

A Igreja da Santa Cruz é a maior igreja da ilha e é absolutamente linda. As 5 cúpulas azul-celeste e a torre sineira de vários níveis fazem dela um dos exemplos mais fotogênicos da arquitetura das Cíclades na Grécia.

Faça uma viagem de barco para Thirasia 

Outra viagem de um dia saindo de Santorini que você pode chegar de barco é Thirasia. O famoso trecho da Caldeira formou-se após o vulcão destrutivo por volta de 1645 AC. 

O que hoje conhecemos como Thirasia surgiu quando Santorini afundou no Mar Egeu. Naturalmente, você terá vistas incríveis de Santorini da ilha próxima.

A ilha é muito menos povoada do que Santorini e realmente oferece aos visitantes a oportunidade de ver como é a vida numa ilha tradicional das Cíclades. Pequenas cidades costeiras como Agrilia e a grande vila de Manolas, na encosta, oferecem aos turistas a oportunidade de explorar a cultura local das Cíclades através da excelente culinária local em locais como Fyrgano.

Mas se você quiser vistas incríveis de Santorini, traga suas botas de caminhada. A caminhada ponto a ponto de 9,3 milhas da Praia de Riva até a Baía de Korfos é a melhor maneira de obter excelentes vistas do Mar Egeu, de Santorini e da própria Thirasia.

Fazer

Thirasia é fácil de alcançar e agradável de explorar por conta própria, mas você também pode reservar uma visita guiada se preferir ver a ilha de longe.

Descubra a cidade perdida da antiga Thera 

Se você tiver tempo para visitar outro local histórico em Santorini, fazer uma viagem à Antiga Thera em Mesa Vouno lhe dará uma olhada em outro incrível achado arqueológico na ilha. A antiga Thera é uma parte importante da história de Santorini e realmente atingiu seus anos mais influentes durante o período ptolomaico. 

Caminhe pelo enorme complexo de 800 metros de comprimento acima do Mar Egeu e você poderá ver evidências de estradas, casas e edifícios governamentais antigos de milhares de anos atrás.

Andando pelo complexoAndando pelo complexo

Você pode facilmente passar um dia inteiro perambulando examinando todos os artefatos notavelmente bem preservados. 

Então, o que você deve fazer questão de ver? Os Temenos de Artemidoros e seus incríveis pilares e o Santuário Rochoso das Divindades Egípcias Ísis, Serápis e Anúbis (também conhecido como Santuário dos Deuses Egípcios) oferecem uma visão única de uma era de milhares de anos atrás.

Você pode ir sozinho, mas recomendo ir com um guia. Se você explorar o local com um especialista, aprenderá mais sobre a história e a geologia de um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia.

Melhor dica

Para chegar a Thera, você precisará fazer um passeio de arrepiar os cabelos ou fazer uma longa e cansativa caminhada/passeio de bicicleta. Vale a pena o esforço. 

Caminhe pela Varanda do Egeu em Imerovigli 

Imerovigli é facilmente uma das aldeias mais pitorescas de Santorini, e estar no ponto mais alto da Caldeira só aumenta o seu encanto. A pequena cidade oferece várias coisas únicas para fazer em Santorini, então você não vai querer perder a caminhada relativamente curta e indiscutivelmente pitoresca saindo de Fira.

Caminhe pela “Varanda para o Egeu” e observe locais como a Igreja Anastasi com cúpula azul ou o bar da varanda Kapari Wine Restaurant, que quase se perde na interminável coleção de casas caiadas das Cíclades que pontilham a encosta.

E caminhar até Skaros Rock, situado à beira do penhasco da Igreja de Agios Georgios, é absolutamente obrigatório. A trilha circular leva apenas cerca de 30 minutos, mas você precisa prestar atenção ao pisar e levar água, pois a curta e desafiadora caminhada é sob o sol aberto.

Melhor dica

Imerovigli também é um dos melhores lugares para ficar na ilha. Hotéis boutique com terraços privados e piscinas infinitas são normais. Fique no luxuoso hotel San Antonio e não parecerá nada comum.

Prova de Vinhos nas Vinhas da Ilha 

Talvez você não saiba pelas fotos de vilarejo após vilarejo com charme costeiro à beira de um penhasco, mas Santorini tem alguns dos melhores vinhedos da Grécia.

O solo vulcânico que circunda a pequena ilha das Cíclades é a receita perfeita para o cultivo de vinhos complexos e cheios de nuances. Adivinha? Os vinhos brancos e tintos não são apenas fáceis de encontrar em Santorini, muitos deles são espetaculares.

Você não tem poucos lugares para escolher, especialmente perto de Pyrgos. Meu favorito? É difícil escolher, então vou contar alguns.

  • A Vinícola Estate Argyros é um vinhedo subestimado que serve vinhos deliciosos (experimente o Vinsanto) e frios em um espaço arejado entre o Mar Egeu e as montanhas vulcânicas.
  • A Vinícola Venetsanos é a mais famosa, uma vinícola boutique que produz alguns dos melhores vinhos de Santorini desde 1947. E as vistas da Caldera são verdadeiramente espetaculares.
  • Mas pressionado a escolher uma, a Vinícola Gavalas pode ser a minha escolha. Esta joia escondida produz vinho com uvas indígenas, como a rica Mavrotragano, com frutos silvestres. É também uma operação familiar com uma sala de degustação atmosférica com piso de pedra e túneis cavernosos.

Vistas panorâmicas do Mirante do Profeta Elias 

Perto da encantadora vila de Pyrgos fica o Mosteiro do Profeta Elias, que abriga uma das vistas mais pitorescas da ilha. 

O edifício em si data do início do século XVIII e foi um importante mosteiro e igreja ortodoxa grega. É um belo exemplo da arquitetura das Cíclades que vale a pena passear.

Mas o principal motivo para visitar? As visualizações. Observe a 567 metros do Monte Profitis Profitis Ilias de todo e qualquer ângulo para ter uma vista totalmente panorâmica de Santorini.

Você não só pode ver as aldeias e o litoral de Santorini, mas também pode ver bem longe o Mar Egeu.

Passe algum tempo explorando Fira 

Três Sinos de FiraTrês Sinos de Fira

É difícil identificar os lugares mais bonitos de Santorini, mas Fira definitivamente tem uma boa reivindicação. A cidade do século XVII está repleta de casas brancas e de cor creme das Cíclades, quase milagrosamente agarradas à caldeira acima do Mar Egeu. 

É extremamente fotogênico, e vale a pena acordar cedo para capturar pontos turísticos como os Três Sinos de Fira com a melhor iluminação. A icônica torre triangular atrás da Igreja Católica da Dormição com cúpula azul é facilmente uma das imagens mais cativantes da ilha.

Mas acredite ou não, Fira oferece muito mais do que oportunidades de fotos para as redes sociais. É um lugar maravilhoso para aprender mais sobre Santorini e a Grécia como um todo.

Fira empoleirada na costaFira empoleirada na costa

Fira tem alguns dos museus mais interessantes da ilha, incluindo o Museu Arqueológico de Thera. Você pode navegar por artefatos que datam da época romana, descobertos nos famosos sítios arqueológicos de Thira e Akrotiri. 

O Museu Megaro Gyzi também vale a pena conferir. A impressionante mansão veneziana do século XVII contém uma coleção informativa de tudo, desde roupas a mapas e fotografias que retratam a vida nas Ilhas Cíclades séculos atrás.

Fira também abriga uma cena gastronômica intrigante, incluindo refeições ao ar livre no Barolo, que serve uma bela mistura de massas, saladas e frutos do mar grelhados em um belo pátio.

Vinho e jantar em Megalochori 

ComidaComida

Procurando lugares para visitar na Ilha de Santorini que estão fora da rota turística? Vá para Megalochori. A pequena vila abriga apenas algumas centenas de pessoas, dando-lhe a oportunidade de experimentar o que a pequena cidade de Santorini tem de melhor.

Mas não se engane. Há muito o que fazer na vila costeira do sudoeste. Para começar, você está perto de algumas das minhas vinícolas favoritas da ilha, como a Alisachni Art & Wine Gallery. 

O adorável espaço interno/externo é exatamente como você imagina. Paredes caiadas de branco, uma adega cavernosa, uma galeria de arte e um terraço com vista para uma igreja com cúpula azul são o cenário para degustar vinhos locais incríveis. E com alguns vinhedos na região (mais sobre isso daqui a pouco), os vinhos locais são excelentes.

Megalochori é a cidade dos sonhos de qualquer fã de gastronomia. Refeições ao ar livre para almoço no Raki ou jantar no Taverna Tzanakis oferecem experiências da fazenda à mesa. A Taverna Tzanakis serve até os mesmos vegetais e carne que cultivam na fazenda próxima.

E nenhuma viagem a Megalochori está completa sem caminhar pelas ruas de paralelepípedos até a torre sineira em arco. A estrutura branca e azul de 3 camadas apresenta 6 sinos pairando no mágico céu azul claro, proporcionando a oportunidade fotográfica mais subestimada de Santorini.

Tratamento de Spa no Istoria Hotel 

Spa em IstoriaSpa em Istoria

Santorini é um ótimo lugar para planejar férias para relaxar e relaxar. Os restaurantes, vinícolas e vistas do pôr do sol foram construídos para uma fuga romântica (ou algum tempo sozinho muito necessário).

Que melhor maneira de mimar-se do que visitar o Istoria Hotel, centrado no design, e aproveitar o menu do spa? Surpreendentemente, o cenário de spa de Santorini é reduzido, mas este pequeno spa é uma ótima opção. Eu fiz uma esfoliação e massagem fabulosas aqui e saí me sentindo totalmente feliz. 

Inside, the large stone walls and hanging plants add a relaxing vibe. The premium beauty products and expert staff really hone in on what a spa experience is all about.

Walk Around the Charming Village of Pyrgos

Santorini isn’t short on charming villages, but Pyrgos might just be my favourite.

The former capital during the Byzantine period (between the 13th and 16th centuries), Pygros still has an old-school feel when you get away from the main road.

It’s a small town but has no shortage of things to do. And honestly, I found it to be the perfect place to spend half my time on the island and get away from the rather chaotic vibe in Oia and Thira.

So, what are the must-see places in Santorini when visiting Pyrgos? The Venetian Castle is a great place to start. It’s one of five on the island and offers excellent photo opportunities amongst the crumbling stone walls, meandering staircases, and hilltop vistas.

Comida no Penelope'sComida no Penelope's
Food at Penelope’s

It’s a really chill town and home to what might be my favourite restaurant in Santorini, if not Greece. Penelope’s Ouzeri Pyrgos Santorini offers traditional dishes like tomato fritters (a Santorinian specialty) which are both rich and crisp. They were herby parcels of heat and crispness that sang with flavour.

Top Tip

I highly recommend staying in Pyrgos instead of Oia. It’s central, far less crowded, better value and hotels like Alleys Boutique Hotel where I stayed offer everything you want in a Cyclades Island resort.

Practical Tips for Your Santorini Trip

Vistas de OiaVistas de Oia

Santori isn’t the type of place I’d recommend visiting on a whim. Over 2 million visitors head to the Cyclades Island each year, so it’s wise to lock in your accommodations and ferry tickets way before you go.

Top Tips for Your Visit

  • The best spots to watch the sunset fill up fast. Arrive at least 90 minutes ahead of schedule to get a good view, especially in Oia.
  • Days are hot, but nights can be cool. Dress in lightweight layers and carry a daypack with a jacket.
  • Santorini can experience Meltemi winds during the summer months. The northerly winds can produce strong gusts, so check with your tour guide if you plan to sail around the island.

How Long to Visit in Santorini?

3-5 days gives you enough time to fit in everything the 29 square mile island offers.

Best Time to Visit

Summer is the most popular time to visit for a reason (the weather is sunny and the water is warm, although it is windy). But September and October are a bit less busy and equally beautiful.

Where Should I Stay in Santorini?

Armenaki (Luxury)

Armenaki OiaArmenaki Oia

This cosy all-suite cave hotel features small but nice rooms in a charmingly quieter section of Oia. There’s also a nice little jacuzzi, but beware, it’s right next to a public path.

Check Rates and Availability

Istoria (Luxury)

Hotel IstóriaHotel Istória

Istoria is a 5-star hotel on the black sands of Perivolos Beach. The stylish suites, spacious swimming pool, and small but charming spa are truly lovely.

Check Rates and Availability

Alleys Boutique Hotel (Mid-Range)

Um elegante hotel só de suítes em Pyrgos. Os quartos contam com terraços e banheiras de hidromassagem e servem um café da manhã excelente. Excelente valor. 

Verifique tarifas e disponibilidade

Leia mais guias de Santorini e Cíclades 

Amo isso? Salve e compartilhe no Pinterest! 

[anúncio_2]

claudioramalho