20 things that you need to know before you travel in the Netherlands by a Dutch resident

By claudioramalho •  Updated: 04/28/24 •  17 min read

Estou comemorando oficialmente minha chegada à Holanda há mais de quatro anos nesta semana! Como alguém que visitou a Holanda como turista e agora está tentando assimilar e se tornar fluente em holandês, tenho algumas dicas de viagem úteis para viajar na Holanda para todos vocês, que espero que tornem sua viagem para Holanda um pouco mais fácil.  

 

Suas cartas são muitas vezes inúteis

Adoramos  cartões aqui, mas apenas  um  cartão: Maestro. A menos que você tenha a sorte de ter um cartão de débito Maestro, você encontrará muitas pessoas se recusando a aceitar seu dinheiro em lojas menores e até mesmo nas principais lojas holandesas (como o grande supermercado holandês Albert Heijn).

Esta postagem pode conter links afiliados. Por favor, veja minha divulgação para mais informações. Como associado da Amazon, ganhe com compras (se aplicável).
Se você estiver buscando conselhos de viagem mais detalhados sobre a Bélgica e a Holanda, crie um guia em nome da Moon Travel sobre Amsterdã, Bruxelas e Bruges. Você pode encontrar esse livro na Amazon!

Os cartões de crédito não são populares aqui na Holanda e a maioria das pessoas que os possuem raramente os utilizam, em contraste com outros países. Está  melhorando e algumas lojas estão 100% sem dinheiro, mas sempre tenha dinheiro com você caso seu cartão não seja aceito. O estranho é que mesmo que você tenha um cartão de débito, muitas vezes os cartões de débito estrangeiros (não europeus) normalmente não funcionam aqui, mesmo que, em teoria, funcionam com o Maestro.

O Cashless está se tornando mais popular entre as lojas holandesas e, graças às novas tecnologias de cartões, mais cartões estão sendo aceitos. Visa é normalmente o cartão não holandês mais aceito aqui, mas ainda não é aceito na maioria das vezes em lojas que “aceitam” cartões de débito. Depois disso, você encontrará informações oficiais da American Express, mas recomendo deixar seu cartão Discover em casa.

O que você precisa fazer por padrão: carregar dinheiro . Se você está se perguntando onde fica a caixa eletrônica mais próxima de você, pesquise ABN AMRO ou ING . Estes são dois dos maiores bancos holandeses e a maioria das cidades tem muitas caixas eletrônicas externas. -se de que há dinheiro verifique em sua conta bancária!  

A maioria das coisas fecha mais cedo aqui

Se precisar fazer alguma coisa, tente fazê-lo entre 10h e 17h e 18h. Você encontra algumas lojas (por exemplo, avondwinkels ) abertas até meia-noite para fazer compras após o fechamento dos supermercados (9/10-12). No entanto, esta não é a Espanha e a maioria dos negócios normais fecha às 18h. Os restaurantes tendem a abrir até mais tarde, das 21h às 22h, mas muitas pessoas tendem a comer mais cedo. Felizmente, os domingos aqui são muito melhores do que os da Bélgica, quando muitas coisas fecham o dia inteiro, embora muitas lojas e museus fechem às segundas-feiras.

Você pode obter água de graça SE souber o que perguntar

Tulipas em Amsterdã. Planejando viajar para Holanda? Dicas privilegiadas sobre o que você precisa saber antes de visitar Amsterdã ou Holanda! #viagem #holanda #amsterdã

A água é complicada. Você PODE obter água da torneira de graça, mas precisa ser muito específico ao dizer que gostaria de água mineral ou água da torneira. Isto não é a América, então quando você receber a água da torneira, provavelmente não terá o menor copo que você já viu na vida e não há recargas, a menos que você peça. (Talvez eu estou sempre com muita sede). Além disso, nem sempre está gelado. 

A melhor opção é perguntar se você pode pegar uma jarra de água da torneira (se estiver com um grupo), mas normalmente você  não  receberá.   Se você apenas disser água, eles trarão uma pequena garrafa que não é recarregável e pela qual você será cobrado. Às vezes, eles se recusam abertamente e apenas dizem que não há água disponível.

Os banheiros não são gratuitos, exceto se você for homem e sempre tiver dinheiro

Além dos restaurantes e cafés, os banheiros  nunca são gratuitos, a menos que você seja homem. Os homens recebem mictórios gratuitos em muitas cidades holandesas (embora ainda precisem pagar por  outro tipo). Parece muito sexista para mim. Por que os homens fornecem mictórios grátis em público enquanto as mulheres sempre devem pagar pelo banheiro!?

Recomendo sempre ter um troco para pagar o banheiro. O banheiro geralmente custa algo entre 0,50 centavos e um euro. Às vezes, compre apenas um café ou refrigerante para usar o banheiro em um café ou no McDonald’s, pois geralmente é mais limpo do que alguns banheiros públicos.

Geralmente, você precisa acessar/desativar transporte público e trens

Por alguma razão, a maioria dos trens e sistemas de transporte público aqui na Holanda envolvem pagamentos por distância. É ótimo, mas significa que você precisa se lembrar de entrar  e sair para garantir que não invalidará seu cartão iAmsterdam (ou seu OVchipkaart).

A temporada das tulipas dura apenas cerca de 6 a 8 semanas

Tulipas na Holanda. Leia dicas privilegiadas para visitar a Holanda, escritas por um residente holandês. #viagem #tulipas #países baixos #Holanda

A temporada das tulipas holandesas dura apenas 6 a 8 semanas e não é 100% garantida. Muitas pessoas me enviaram e-mails perguntando se as tulipas floresceram durante sua viagem para Holanda. Acho que meados de abril é o momento mais seguro, pois pode ser cedo em alguns anos (como em 2018) para ver quaisquer flores antes disso. Da mesma forma, o início de maio é realmente o fim de tudo. Se você quiser ver tulipas durante o resto do ano, considere ir ao maior armazém de flores do mundo (FloraHolland) ou ao Bloemenmarkt em Amsterdã para comprar bulbos.

Os trens holandeses

Os comboios holandeses são fantásticos, por isso não tenha medo de os utilizar. Custa pouco menos de cinco euros uma passagem do aeroporto de Schiphol para Amsterdã. Se você realmente quiser pegar um táxi, considere pegar o trem para Amsterdã antes de pegar um táxi pela Central. Você acabará economizando muito dinheiro e terá menos probabilidade de ser enganado por um táxi, pois os táxis de Schiphol enganam os turistas.

A Holanda é pequena, então apenas vinte minutos podem levá-lo para uma bela cidade próxima, como Haarlem ou Utrecht. Se precisar comprar sua passagem, reserve de 5 a 10 minutos antes, pois pode haver fila para a máquina e pode haver uma longa caminhada até a pista. Da mesma forma,  às vezes são atrasos/cancelamentos, então reserve um tempo extra (mais de 20 minutos) se for algo importante para o que você deve chegar na hora certa.

Leve desinfetante para as mãos e lençóis de papel

Notei que isso é sutil…, mas muitas pessoas não lavam as mãos nem passam água brevemente nas mãos. Suspeito que isso seja verdade no inverno, porque a maioria dos banheiros públicos holandeses só tem torneiras frias, o que nem sempre é tão bom no inverno. Sempre carregue desinfetante para as mãos com você para a limpeza das mãos após o banheiro, pois acho que ter sabonete pode ser um sucesso/erro.

Amsterdã NÃO é como o resto da Holanda

Este é um grande problema. Como um Eurorailer ingênuo, visitei Amsterdã por três dias. Voltei para casa contando a todos que estivemos na Holanda. A melhor analogia que tenho é que você está visitando apenas Chicago e diz que viu a América. Adoro Amsterdã, mas o centro da cidade foi perdido para o turismo de massa e festas de despedida de solteiro. Este  não é o caso de outras cidades holandesas que você pode ver em uma viagem de um dia saindo de Amsterdã, incluindo Haia e Utrecht.

Lindo Dorp na Zelândia. Leia o que você precisa saber antes de visitar a Holanda! #viagem #holanda #zelândia

O problema é que a Holanda é um país pequeno com muitas regiões interessantes e também é  muito mais barato para viajar. Nessas cidades, incluindo a minha nova cidade natal, Haia, os belos e históricos centros das cidades são para todos, mas principalmente as pessoas que moram na cidade. Você também terá uma noção melhor da história e da cultura holandesa aqui! Clique para ver meus passeios favoritos saindo de Amsterdã!

LEIA MAIS   As melhores viagens de 20 dias saindo de Amsterdã por um residente holandês

Phelm (ou a língua holandesa)

Estou brincando, mas como alguém que trabalha para aprender holandês, pois as pessoas sempre ficam impressionadas quando digo uma palavra em holandês corretamente. (Às vezes eu também gaguejo.) Como estrangeiro, o holandês é difícil, pois dominar o G forte (ou o G suave) é difícil de acertar. Eu diria que é o mais próximo do som ch em hebraico. Se você quiser realmente impressionar um holandês, descubra como dizer  Scheveningen . Você pode ler minhas dicas de palavras e frases úteis em holandês para viajantes aqui. 

Alguns hacks para a língua holandesa…

  • G = Phelm (Goed = ChG-ood)
  • Som J = Y (Job = Yob)
  • Sch = Sk com um pouco de phelm (Schiphol = Ski iphol)
  • W = V (Água = Água)

Pule o rijsttafel e vá até um toko para comida mais autêntica

Muitas pessoas não sabem muito sobre o colonialismo holandês, mas os holandeses eram importantes no Suriname (na América do Sul), na Indonésia e em algumas ilhas do Caribe. Embora a escravatura tenha sido proibida em 1800, existiam plantações institucionalizadas na Indonésia, entre outras práticas menos farmacêuticas. No Suriname, muitas pessoas são descendentes de escravos que foram trazidos para o Suriname antes da extradição, bem como de servos contratados que foram trazidos de Java (Indonésia) e da Índia posteriormente.

O que é um toko!?   A toko é uma loja que foca em comida asiática, geralmente comida indonésia. Muitos tokos na Holanda (incluindo Amsterdã) vendem comida indonésia (ou surinamesa-javanesa) realmente boa, que geralmente é preparada pela mãe de alguém. É um produto bom, autêntico e geralmente  barato . Se você estiver interessado em experimentar a comida indonésia, considere ir ao toko local (pergunte ao seu hospedado ou à equipe do hotel sobre suas escolhas), pois provavelmente tem comida melhor do que seu sofisticado rijsttafel indonésio, que custa três vezes mais.

Muitas pessoas imigraram para a Holanda antes de ambos os países se tornarem independentes, por isso não se surpreendeu se houvesse mais diversidade na Holanda do que você viu inicialmente. No mínimo, pare para comer roti do Suriname ou pare no toko local para saborear uma deliciosa comida indonésia! Clique para saber mais sobre a comida do Suriname.

LEIA MAIS   25 comidas holandesas que você deve experimentar em Amsterdã, Holanda

Racismo na Holanda

Belo pôr do sol em Amsterdã, Holanda. Leia dicas privilegiadas para visitar a Holanda escritas por um residente! #viagem #Amsterdã #pôr do sol #Holanda #holanda

Algumas vezes amigos que são mulheres negras (WOC) me perguntaram sobre o racismo na Holanda. Sou branco, mas um dos meus amigos (oi M.) é meio suriname. A discriminação contra as minorias ocorre nos Países Baixos. As pessoas confundem-lo com o potencial de morar aqui, então você pode ser tratado em holandês se para descendentes de africanos, do Oriente Médio ou asiáticos.

Uma WOC que me visitou sentiu que era tratada com muito respeito aqui, mais do que nos Estados Unidos. Ela ficou surpresa ao se sentir em casa e segura. O que realmente surpreendeu foi que ela não se sentiu tão destacada como WOC, ou que ela não esperava ao viajar pela Europa.

A parte que você realmente precisa estar ciente como POC é que o domínio público tende a ser melhor do que nos EUA (por exemplo), no entanto, o domínio privado é quando as pessoas podem compartilhar suas opiniões sobre minorias ou estrangeiros. A Holanda é liberal, mas pode não ser tão politicamente correta como se imagina.

Zwarte Piet

… Temos que conversar sobre isso. Se você estiver visitando a Holanda em novembro ou início de dezembro, chegará bem ao tempo de Sinterklaas. Sinterklaas é mais popular que o Natal aqui e é comemorado no dia 5 de dezembro. É baseado numa pessoa real, mas hoje conta-se que esta figura vive em Espanha e vem à região do Benelux para dar bons presentes às crianças uma vez por ano. Com ele vêm seus ajudantes e os ajudantes são chamados de Zwarte Pieten.

Tecnicamente, os ajudantes deveriam ser mouros. Em algum momento, as pessoas que vestiam como Zwarte Piet começaram a usar blackface, além de outros acessórios, como grandes brincos de argola, batom vermelho, etc.

Esta é uma grande luta de domínio público aqui na Holanda e iniciar uma discussão sobre Zwarte Piet em público não é algo que eu recomendaria sem alguma cautela. Muitas pessoas não se sentem confortáveis ​​​​em expressar publicamente sua opinião sobre o assunto, embora algumas pessoas fiquem felizes em mencioná-lo. Pode ser delicado, embora muitos amigos holandeses tenham considerado o assunto apenas para me dizer que não concordam com isso, já que alguns deles se preocupam com a percepção da Holanda pelos estrangeiros como resultado disso. Dito isso, minha opinião é que o traje tradicional me deixa desconfortável, principalmente porque sou americano e blackface  nunca está bem para mim.

Todos os anos, o debate continua enquanto algumas pessoas insistem que é um feriado infantil que é uma tradição, enquanto outras dizem que é racista. Muitas cidades estão proibindo o blackface Zwarte Pieten experimentando um Piet “fuligem”, um Piet arco-íris ou até mesmo usando as fantasias de minion de Meu Malvado Favorito. Não acho que seja apenas escová-lo para baixo da mesa, já que a discussão sobre Zwarte Piet é  muito discutida durante o outono e você pode encontrar as decorações Zwarte Piet.

O tempo é um jogo de dados de chuva e nuvens. Seu aplicativo de previsão do tempo provavelmente é inútil.

Não me mudei para cá por causa do tempo. Por alguma razão, a previsão do tempo não é confiável, então normalmente só depende do tempo nas próximas 1 a 2 horas – depois verificado novamente no final do dia. Se quiser fazer algo ao ar livre, prepare-se para chuva ou apenas nuvens. Decepcionante, mas não deixe que isso estrague o seu dia. Não planeje com muita antecedência e leve uma boa capa de chuva. Clique para ver minhas recomendações sobre o que levar para Amsterdã!

Muitos garçons ADORAM estrangeiros porque não sabem se dão gorjeta ou não. Normalmente, quando você paga pela maioria das coisas, não precisa dar gorjeta e não é um comportamento horrível se você não fizer isso. Dito isto, é bom dar uma gorjeta de 10% (o que é bastante normal) se você achar que o serviço é realmente bom. Felizmente, o pessoal aqui recebe um bom salário-base. Você geralmente dá gorjeta por comida. Não é necessário para bebidas.

Viajar sozinho na Holanda é mais fácil do que você imagina

Eu estava um pouco nervoso por viajar sozinho na Holanda há alguns anos, mas depois de alguns anos morando aqui, sinto que posso dizer com segurança que a Holanda é um ótimo lugar para mulheres que fazem sua primeira viagem sozinhas, pois é fácil de navegar. você mesmo, há uma boa rede de albergues e a maioria das pessoas não vai incomodar você.

O assédio sexual ainda acontece, mas acho que é melhor do que em muitos países europeus pelos quais viajei (especialmente no sul da Europa). (Quando você passa por trabalhadores da construção civil, descobre que eles geralmente querem um bom dia, em vez de vai-lo.) Mais importante ainda, sinta-me seguro andando sozinho tarde da noite. Escrevi aqui um guia completo para viagens femininas solo na Holanda. 

Não ande na ciclovia

Quantas vezes devemos discutir isso? Normalmente você tem uma estrada, uma coisa vermelha que  parece uma calçada e depois da calçada. Você pode adivinhar que a parte vermelha é uma ciclovia. Ao atravessar a ciclovia, tome cuidado, pois nem todos os ciclistas irão parar para você. Procure as linhas listradas brancas, que é o local oficial para atravessar a rua. Tanto as bicicletas quanto os carros devem parar para você.

Se você alugar uma bicicleta, as chances de não bater ou ser roubada estarão sempre a seu favor

Lindo canal em Delft, uma das cidades mais fofas da Holanda. Leia dicas privilegiadas para a Holanda escritas por um residente. #holanda #holanda #delft #viagem

Delft

Roubo de bicicletas é um grande negócio aqui, então certifique-se de que sua bicicleta esteja devidamente trancada com duas travas e em algo estável, especialmente durante a noite. As bicicletas turísticas geralmente não são direcionadas, mas também é possível que sua bicicleta seja rebocada pela prefeitura se você deixar em algum lugar onde não deveria estar estacioná-la. Além disso, comprove-se de sinalizar. (Mais sobre como andar de bicicleta na Holanda aqui.)

Dutchies são legais, mas o cliente NEM sempre tem razão e você deve sempre ir até a frente para pagar

O cliente nem sempre tem razão. Às vezes, você simplesmente está errado e diz que está errado. No entanto, o pior para mim é receber comida com queijo quando eu disse especificamente sem queijo. (Sou intolerante à lactose e aos comprimidos não funcionam para mim.) Em alguns casos, o que me garantiu foi tentar dizer que estava tudo bem e que eu sobreviveria. Essa não é realmente uma decisão deles e tive que lutar para que a comida ficasse sem queijo, como pedi. (Neste ponto, acho que explicar que tenho alergia é muito mais eficiente.) Dito isso, 90% do atendimento ao cliente com o qual você lidará como turista é bom, pois aqueles que trabalham no setor de serviços tendem a  amar os turistas. já que eles realmente dão boas gorjetas. 

É sempre melhor ir até a frente para pagar. Algo que é bom/ruim na Holanda é que o serviço lhe dá tempo para respirar, mas às vezes é quase impossível recuperar sua esperança se você quiser pedir mais comida ou pagar. A maneira mais rápida (e fácil) é simplesmente ir até a frente e explicar que deseja pagar. Sinalizar uma garoa pode ser frustrante.

Basicamente todo mundo fala inglês

A Holanda tem um dos mais altos níveis de proficiência em inglês do mundo e muitos holandeses realmente fazem seus cursos universitários em inglês. Se você for ao cinema aqui, a maioria dos filmes em inglês são exibidos em inglês com legendas em holandês.

Se você estiver em uma grande cidade, não terá nenhum problema, pois basicamente todo o mundo fala inglês e muitas pessoas em Amsterdã têm radares nativos de inglês. Eu realmente gosto de pequenas cidades holandesas que estão muito longe dos roteiros mais conhecidos e, mesmo lá, as pessoas entendem inglês, mesmo que não se sintam confortáveis ​​​​​​em responder-lo. Eu prometo que você sobreviverá sem problemas, embora um  Dankjewel (obrigado!) Não faça mal.

A distância é relativa

A bela cidade de Hoorn, na Holanda. Leia o que você precisa saber sobre a Holanda antes de visitar a Holanda com dicas de um residente sobre viagens na Holanda! #países baixos #holanda #hoorn #viagem

Hoorn

Você pode pensar que duas horas não é muito tempo para viajar para algum lugar. A distância aqui na Holanda, principalmente porque a Holanda  é pequena, é relativa. Demora 2,5 horas para atravessar toda a Holanda. Uma hora é  longa ou suficiente para que alguém diga que não pode encontrá-lo porque está em outra cidade. (Tosse, infelizmente .)

Direção

A franqueza é uma grande coisa aqui. Sou uma pessoa bastante direta, então sinto que funciona. Algumas expressões em inglês realmente não combinam bem aqui, já que as pessoas realmente não fazem rodeios. Se você quiser perguntar algo, é só perguntar. Sei que em muitos lugares isso seria rude sem um prefácio, mas aqui é normal. Com isso vem o serviço com senso de humor. Eu pessoalmente gosto disso e aprecio que as pessoas sejam diretas e honestas com você… e que você possa rir.

Espero que você tenha gostado dessas dicas de viagem pela Holanda e que sua viagem à Holanda corra perfeitamente!

Tenho muitos outros posts com conselhos sobre Amsterdã, onde morei antes de me mudar para Haia.

 

claudioramalho