A Guide To The Island’s Colourful Fishing Village

By claudioramalho •  Updated: 04/27/24 •  11 min read

Quer visitar a vila de pescadores mais charmosa das Cíclades? Volte no tempo e passeie pelas coloridas casas-barco em Klima – sem dúvida o local mais bonito de Milos.

Uma das menores aldeias de Milos, Klima é certamente uma das mais fotogênicas também. Não é brincadeira. Mas por mais encantador que seja, também é muito pequeno. Então vale a pena passar algum tempo visitando durante sua viagem a Milos? Absolutamente. 

Tive as mesmas perguntas durante minha viagem de pesquisa em Milos em outubro passado e fiquei muito feliz por ter priorizado a visita a Klima. Desde passear pelas syrmata (casas à beira-mar) caiadas de branco com as suas garagens coloridas até comer num dos melhores restaurantes da ilha, é um vencedor. 

Vamos explorar. 

Coisas para fazer no clima 

Veja as coloridas casas-barco

Klima é uma vila histórica situada na costa de Milos, no Golfo de Milos, com raízes que remontam a milhares de anos. Na verdade, era uma próspera cidade mineira, uma vila próspera e um porto estratégico para comerciantes internacionais e residentes de Milos.

Você pode notar que uma vila de pescadores tem uma fileira idílica de casas caiadas de branco de dois andares, cada uma com uma porta colorida. As portas eram tradicionalmente pintadas em tons únicos para combinar com os barcos dos pescadores a que pertenciam. A simplicidade costuma ser brilhante.

Hoje em dia, a aldeia é mais um vislumbre nostálgico de um tempo passado. As garagens que abrigavam os barcos são hoje uma mistura de pousadas e joalheria.

Assistir ao pôr do sol 

Se você visitar Klima no início do dia, não deixe de ficar para ver o pôr do sol – a luz na água é absolutamente mágica. Os poros do sol em Milos são tão bonitos quanto os da vizinha Santorini, mas com o benefício adicional de que você não precisa dar uma cotovelada em um milhão de pessoas para tentar conseguir um lugar decente para assistir ao espetáculo. 

Passe algum tempo apreciando a vista e encontrando a melhor perspectiva para suas fotos, ou faça como os moradores locais e pegue um poleiro para observar a última luz do dia. 

Com fome? Vá ao Astakas Cafe (que abordo com mais detalhes abaixo) para ter uma das melhores vistas do pôr do sol em um dos meus restaurantes favoritos em Milos.

Melhor dica

Você pode estacionar no estacionamento atrás de Astakas. É uma descida descendente, mas totalmente factível.

Café Astakas 

£££ 

Camarões grelhados, um copo de rosa e mesas na calçada com o mar batendo nos pés? Sim. Esse é o Café Astakas. Esta não é a refeição mais barata que você terá em Milos, mas não deveria ser. Ele marca todas as caixas que você deseja em um restaurante Milos.

Em primeiro lugar, fica a poucos passos daquelas adoráveis ​​​​casas de pescadores em Klima, Milos, que você viu em todas as redes sociais. Você pode praticamente ver as portas coloridas da casa de barcos da sua mesa. 

As vistas do Mar Egeu são absolutamente estelares. Saiba que você provavelmente compartilhará as excelentes vistas do pôr do sol com alguns gatos da paisagem bastante incômodos (mas completamente adoráveis).

E uma comida? Ah, uma comida. Comemos alguns dos peixes mais frescos da Grécia, juntamente com deliciosos vegetais e vinhos por menos de 100 euros para 2 pessoas.

Espere pratos clássicos como dourada fresca com endro, camarões perfeitamente carbonizados e risoni com tinta de lula que complementam perfeitamente a suave brisa do oceano.

Visite as Catacumbas de Milos 

Milos têm alguns locais históricos que datam de séculos. Isto não deveria ser uma grande surpresa, já que a ilha tem pessoas vivendo há milhares de anos.

As Catacumbas são um dos marcos mais exclusivos das Cíclades, abrigando um cemitério que remonta a 1 DC. 

Eu sei que andar por aí admirando lápides em um dia ensolarado é um pouco sombrio, mas me escute. Correr o labirinto de corredores e admirar os túmulos em arco e horizontais é realmente interessante.

Primeiro, um pouco de história por trás. Os cristãos chamaram Milos de lar há milhares de anos e construíram as catacumbas para homenagear familiares, amigos e figuras religiosas da ilha. No total, cerca de 8.000 pessoas estão enterradas aqui em tumbas individuais e duplas. 

Infelizmente, muitas das sepulturas foram saqueadas ao longo do tempo e a erosão também afetou as cavernas vulcânicas.

Ainda é um marco cativante com muito para ver acima e além. Não deixe de conferir a Tumba da Testemunha, uma tumba acima do solo na Catacumba dos “Anciãos”.

Melhor dica

Vá cedo, qualquer dia, menos terça-feira. As catacumbas abrem às 8h30 e são muito mais difíceis de visitar antes que fiquem muito quentes.

Visite o Antigo Teatro de Milos

Julianna no Teatro RomanoJulianna no Teatro Romano

A uma curta caminhada das Catacumbas é outra descoberta surpreendente. Um Teatro Romano que remonta entre os séculos I e IV dC.

Talvez não deva ser muito surpreendente que você esteja aqui. Os romanos se estabeleceram nas Cíclades e Milos já em 146 AC. 

Os romanos ganharam-no durante centenas de anos, até por volta do século IV dC. Mais tarde, foi utilizado para escritórios por volta dos séculos VI e VII. 

O marco gratuito (!) É esquecido por muitos turistas que visitam Milos. Reserve um tempo para visitar e sua recompensa caminhará pelos 9 níveis de degraus de mármore branco imaculado com vista para a vila de Klima abaixo.

Tecnicamente falando, não é um anfiteatro porque a arquitetura é semicircular. É uma estrutura enorme que acomoda até 7.000 pessoas ao mesmo tempo, e há detalhes impressionantes em todo o local.

Preste atenção nas peças espalhadas pelo palco. Embora muitas das peças originais não sejam visíveis, os detalhes gravados no mármore são verdadeiramente originais.

Felizmente para você, as reformas recentes melhoraram a segurança e a aparência do teatro. Você pode até ter uma espécie de ver uma apresentação ao vivo enquanto estiver lá.

Fazer

Saiba mais sobre a arqueologia e a história do Teatro Romano em uma visita guiada.

Compre na Joalheria Pliatsiko

Detalhes da loja em KlimaDetalhes da loja em Klima

Você encontra alguns souvenirs bacanas nesta charmosa loja localizada em uma das clássicas syrmatas. Entre no exterior de tijolos da antiga garagem do barco e você será recebido por uma loja pitoresca com joias e artesanato de parede a parede. Este é Pliatsiko.

Você não encontrará apenas joias aqui, mas também brincos, colares e bolsas legais. Muitos têm um tema náutico que combina com o ambiente litorâneo. Há até um barco dentro contendo muitas das bugigangas (adoráveis). 

Meus itens favoritos que vi incluíam moinhos de vento, algumas coberturas de praia legais e veleiros ornamentados feitos à mão.

É uma empresa familiarizada com coisas muito legais, então fique à vontade para apoiar o negócio local. Muitas das peças são feitas de acordo com as antigas tradições gregas, e o casal simpático está à disposição para responder a qualquer dúvida que você possa ter.

A localização não poderia ser mais perfeita, onde você pode olhar para o porto e sentir o cheiro da brisa do mar enquanto compra presentes para seus entes queridos. 

Melhor dica

Não se apresse e dê uma olhada em toda a loja. Mesmo sendo pequeno, está repleto de itens em todos os cantos da sala.

Faça um cruzeiro ao pôr do sol em torno de Milos (incluindo clima)

O barco que pegamos para KleftikoO barco que pegamos para Kleftiko

Quando você visita Klima, o que importa são as belas praias e enseadas. Você consegue pensar em uma maneira melhor de vê-los do que navegar pela ilha? Eu também. 

A boa notícia é que encontrei um dos cruzeiros de catamarã mais espetaculares e também um dos mais intimistas. Havia apenas 10 pessoas em nosso barco (em vez das mais de 20 em expedições semelhantes).

Agora, este é na verdade um cruzeiro de dia inteiro com 7 paradas ao longo do caminho, incluindo uma longa sessão nas famosas enseadas piratas ao longo da Praia Kleftiko. Nosso capitão era um gênio e nos colocamos em uma seção menos popular, tão bonita quanto às áreas mais movimentadas.

Mas o destaque da viagem é navegar pelo Golfo de Clima perto do pôr do sol. Ver a vila e suas garagens coloridas da água durante a hora dourada é algo que todos precisam experimentar em Milos.

Isso oferece a melhor perspectiva das casas de barcos que você não pode capturar em terra firme (a menos que tenha um drone). 

Melhor dica

Tente planejar seu cruzeiro para um dia calmo. Milos recebe fortes rajadas de vento do norte, o que pode alterar seus planos de viagem. 

Veja a réplica da estátua de Vênus de Milo 

Vênus de MiloVênus de Milo

Se você já esteve no Louvre, provavelmente já viu a famosa Vênus de Milo. Como isso chegou lá? A história é tão ridícula que parece algo saído de um filme de Hollywood. 

Um fazendeiro estava andando por suas terras quando desenterrou a estátua, não descobriu o que encontrou e a deixou em sua propriedade até ser descoberto pelo marinheiro francês Jules Dumont d’Urville. O marinheiro então negociou um acordo com um embaixador francês na Turquia.

A estátua quase foi enviada para a Turquia, mas outro representante francês interceptou-a e convenceu ambas as partes a enviar-la para França. Foi enviado ao rei Luís XVII como presente, mas não antes de as armas serem de alguma forma cortadas. Alto drama, certo?

Você pode visitar o local onde foi encontrado há cerca de 200 anos se seguir cerca de 2 milhas ao norte de Klima. 

A estátua da Vênus de Milo aqui não é original, mas uma réplica em si é muito legal de ver. Você terá um vislumbre da estátua sem braços situada bem acima do Mar Egeu, a apenas 5 minutos a pé da vizinha Trypiti.

Igreja de Agios Dimitrios

Depois de passar pela fileira de casas de pescadores coloridos, você encontrará a Igreja Agios Dimitrios. Um dos únicos edifícios da cidade, é necessário subir uma lança de escadas para chegar até ele. 

A igreja ortodoxa grega pode ser pequena por fora, mas é charmosa o suficiente para ser visitada enquanto você estiver no clima. Apresenta a arquitetura clássica das Cíclades no exterior, com blocos que sobem um após o outro até chegar a uma cúpula no topo. Há também uma torre sineira de tijolos e várias cruzes brancas no topo. 

No interior, você encontrará lindas paredes brancas e azuis e um pequeno altar com pinturas religiosas que adornam a maior parte do pequeno interior. 

Você só precisa de alguns minutos para visitá-lo, mas é um lugar agradável para passear por dentro e por fora.

Saiba antes de partir: dicas práticas para planejar sua viagem ao clima 

Vaso de flores ao pôr do solVaso de flores ao pôr do sol
  • Leve sua roupa de banho e protetor solar no verão. Milos fica com muito calor.
  • Reserve com antecedência conforme a conveniência do clima, elas lotam rapidamente no verão.
  • Se você planeja visitar locais próximos, como Sarakiniko ou Kleftiko, convém chegar cedo para evitar multidões.

Custo típico de viagem em clima 

Você pode ficar por cerca de £ 120 – £ 158 ($ 150- $ 200) diariamente. As comodidades de luxo custarão mais, especialmente durante a alta temporada. 

Quanto tempo visitar em Klima? 

Eu recomendo planejar 1-2 noites em clima, ou você pode usá-lo facilmente como base para toda a sua viagem a Milos. 

Melhor época para visitar Clima

Outubro é meu mês favorito para visitar Klima, Milos.

Onde Ficar no Clima 

Klima é uma aldeia muito pequena. Você pode alugar uma antiga casa de pesca na cidade, como a Blue Horizon Syrma, ou ficar na costa de Klima propriamente dita.

Hotel Panorama (categoria média)

O Panorama Hotel oferece aos hóspedes a oportunidade de ficar em quartos elegantes no coração de clima. ofertas de vistas ridículas a preços razoáveis.

Verifique tarifas e disponibilidade

Skinopi Lodge (Luxo)

Os 7 quartos elegantes situados na encosta oferecem vistas incomparáveis ​​do Mar Egeu. Você também terá acesso aos jardins, olivais e acesso semiprivativo à praia abaixo.

Verifique tarifas e disponibilidade

Como chegar ao Clima? 

Assim que sua balsa chegar em Adamas vindo de Mykonos ou Santorini, você pode alugar um carro ou quadriciclo e chegar a Klima em cerca de 15 a 20 minutos.

PS: Dê uma olhada nas minhas principais recomendações no meu vídeo do YouTube.

Leia mais guias de viagem de Klima e Milos

Amo isso? Salve e compartilhe no Pinterest!

[anúncio_2]

claudioramalho