Top Places and Areas for Your Trip

By claudioramalho •  Updated: 04/27/24 •  13 min read

Planejando uma viagem para Praga? Este guia investiga os melhores lugares para ficar em Praga, área por área, bem como dicas para ajudá-lo a explorar a cidade.

Não é nenhum segredo que Praga me surpreendeu. É uma cidade incrivelmente bonita, com tanta coisa para ver e fazer que você pode levar meses para explorá-la e ainda assim você não sentirá que terminou. 

Por mais agradável que seja, a realidade é que a maioria das pessoas ficará em Praga por alguns dias, por isso vai querer fazer com que o seu tempo realmente conte.

Então, onde você deve ficar enquanto visita Praga? 

A cidade toda é ridiculamente bonita, mas há muitas variações entre os bairros. Se você está procurando uma experiência local, férias animadas ou um festival histórico econômico, determinará onde você deve estar.

Então mergulhe e vamos encontrar o local perfeito para você.

Melhores lugares para ficar em Praga 

O melhor lugar para ficar em Praga é a Cidade Velha. É o centro da cidade, extremamente bonito em cada esquina e sempre tem muita coisa acontecendo. 

Se você estiver visitando Praga durante a alta temporada, poderá ter dificuldades para encontrar acomodação. Portanto, certifique-se de reservar com antecedência. 

Cidade Velha (Staré Město)

Exterior da Catedral de São Vito

A Cidade Velha é, como talvez você possa imaginar, a parte mais antiga da cidade. Você encontrará muitas das principais atrações de Praga aqui – e também alguns dos melhores restaurantes e bares. 

Na minha opinião, este é o melhor lugar para ficar em Praga.

Passeie pela praça histórica, comendo Trdelník ou Kolace. Visite igrejas e galerias antigas para um pouco de cultura. E tire muitas fotos. Você pode até fazer um passeio pela Cidade Velha.

Destaques de Staré Město

  • Palácio Kinsky – este lindo palácio rococó fica bem na praça. É a Galeria Nacional de Praga, por isso não só o exterior é bonito como uma imagem, mas também vale a pena passar horas no interior.
  • Estates Theatre – é um dos mais belos e históricos teatros da Europa, construído durante o iluminismo cultural europeu do século XVIII. Tente entrar para curtir o glamour do velho mundo e ver um show.
  • A Torre da Pólvora – uma das entradas originais da Cidade Velha, esta estrutura gótica primorosamente ornamentada é um verdadeiro destaque da cidade. Suba na torre para ter vistas deslumbrantes.
  • Praça da Cidade Velha (Staroměstské Náměstí) – você não pode visitar este bairro sem passar um tempo na praça. Você estará cercado por todos os lados por incríveis edifícios e monumentos históricos e sempre terá uma atmosfera vibrante.

Hotéis sugeridos em Staré Město em Praga

  • Hotel U Prince – um hotel de luxo no coração da Cidade Velha. O Hotel U Prince fará com que você se sinta como a realeza de Praga, trazendo o charme histórico da região diretamente para o seu quarto.
  • Old Town Boutique Apartments – um lindo apartamento com belas vistas da Cidade Velha, a cinco minutos a pé do Metro.
  • Hotel Cerny Slon – com uma localização fantástica num edifício histórico, este hotel de gama média-alta é uma base fantástica para as suas viagens em Praga.
  • Apartman Nebovidy – Este luxuoso apartamento é elegante e independente, com cozinha e pátio. A localização é perfeita, situada no coração de Praga. Fica apenas a uma curta caminhada do Castelo de Praga e da Catedral de São Vito.

Mala Strana

Horizonte de PragaHorizonte de Praga

Malá Strana também é conhecida como ‘Cidade Baixa’ – o que não é algo que lhe venha à mente quando visitar este bairro. 

Um subúrbio arborizado na encosta com vista para o centro histórico, Malá Strana tem muita arquitetura charmosa. Se você quer a beleza e a comodidade do Centro Histórico, sem os preços, não precisa ir muito longe. 

Praga à noitePraga à noite

Basta atravessar a bela – e muitas vezes bastante movimentada – Ponte Carlos e você estará aqui. 

Destaques de Malá Strana

  • Museu Franz Kafka – este romancista incomum é uma das figuras mais importantes da história tcheca. Você verá homenagens a ele e ao seu trabalho por toda a cidade, mas visitar o museu é obrigatório para quem gosta de seu trabalho.
  • Jardim Wallenstein – os jardins ornamentados do Senado Tcheco são incrivelmente lindos. Passeie e desfrute de um pouco de paz e tranquilidade longe da agitação da cidade.
  • Igreja de São Nicolau – você terá visto a distinta cúpula verde desta igreja ao contemplar a cidade. Suba na torre do sino para ter vistas panorâmicas épicas de Praga.
  • Museu KGB – se você estiver interessado na história mais recente do comunismo em Praga, este é um museu fantástico. É um pouco mórbido, mas realmente fascinante e esclarecedor.
  • Bebês de David Cerny – esculturas polêmicas do famoso artista de Praga.

Hotéis sugeridos em Malá Strana em Praga

Quarto no hotel alquimistaQuarto no hotel alquimista
  • Alcymist Hotel and Spa – quartos ricamente decorados e arquitetura barroca fazem com que este hotel de luxo se destaque. Há também lanches fabulosos e chocolates feitos na República Tcheca, então, realmente, você não pode errar.
  • Lugar histórico sob o Castelo – esta casa de família de médio porte é uma ótima opção para quem tem um orçamento limitado. Uma kitchenette totalmente equipada significa que pode preparar a sua própria comida e estará a poucos passos das principais atracções de Praga.
  • Lazenska N°4 – se você gosta de cozinhar, mas não se incomoda com o preço, estes apartamentos são ideais. Cozinha completa, excelente localização e lindas vistas da cidade.
  • Hotel Waldstein – A poucos passos da famosa e bela Ponte Carlos, este hotel é a opção perfeita. A decoração moderna e elegante contrasta com o edifício do século XIV. As principais atrações de Praga estão a poucos passos, bem como alguns restaurantes, galerias e cafés incríveis.

Holešovice

Se você quer viver como um morador local em Praga, não há bairro melhor do que Holešovice. 

Visite os bares alternativos, experimente todas as cervejas que puder (nada é mais local do que a cerveja em Praga) e desfrute da excelente vibração.

Se quiser mimar-se de uma forma exclusivamente checa, experimente um spa de cerveja. Onde mais você pode imaginar mergulhar em cerveja enquanto bebe cerveja à vontade? Hum, luxo!

Voltando ao assunto em questão: Holešovice é um centro criativo radical e um dos bairros mais interessantes de Praga. Você pode realmente experimentar o que torna a Praga contemporânea grande aqui, além do seu passado impressionante.

Destaques de Holešovice

  • Trade Fair Palace – esta impressionante galeria de sete andares exibe arte contemporânea e modernista. Você poderia passar um dia inteiro aqui, saindo apenas para pegar lanches e voltar novamente.
  • Rua Veverkova – nesta rua charmosa você encontrará de tudo, desde a deliciosa culinária tcheca até vinil e roupas vintage.
  • Letná Beer Garden – beba até se fartar e experimente petiscos locais na maior cervejaria do bairro. É sempre uma vibração.

Hotéis sugeridos em Holešovice em Praga

  • Plaza Prague Hotel – com uma equipe excelente e quartos encantadores, este hotel de luxo é uma pechincha. Os saborosos pequenos-almoços são a cereja do bolo.
  • Mama Shelter Prague – este hotel de gama média tem algumas das melhores vistas de Praga. Combinado com quartos confortáveis ​​e dois divertidos bares internos, é um grande favorito.

Comida + Bebida

Holešovice também abriga um grande mercado de agricultores no Holešovice Market Hall – o lugar perfeito para provar produtos frescos, queijos artesanais e guloseimas caseiras ao lado dos habitantes locais.

Distrito de Karlín

Bares descolados, cafés absurdamente instagramáveis ​​e uma atmosfera totalmente única na região. Karlín é um dos melhores bairros de Praga. Principalmente para os amantes de comida e vinho (então… todo mundo, certo?) 

Este bairro, outrora uma zona totalmente industrial, foi o mais atingido pelas cheias de Praga em 2002. Mas está de volta com força total. 

Confira as galerias hospedadas em fábricas reformadas e não se intimide com a culinária criativa. 

Destaques do distrito de Karlín

  • Igreja dos Santos Cirilo e Metódio – este é um dos marcos mais importantes da região, esta impressionante igreja é um espetáculo para ser visto, tanto por dentro como por fora.
  • Lyčkovo náměstí – esta linda praça abriga alguns dos edifícios mais bonitos da região (incluindo uma escola primária art nouveau) e um lindo parque.
  • Karlin Musical Theatre – um teatro luxuoso com apresentações realmente impressionantes. Se você pode ver um show aqui, faça.
  • Můj šálek kávy – há muitos cafés legais em Karlín, mas este é um dos melhores. Pegue uma guloseima recém-assada, preencha sua cota de café e observe um pouco as pessoas.

Hotéis Karlín sugeridos em Praga

  • Pentahotel Prague – este hotel boutique tem ótimos quartos e um fantástico restaurante interno que serve cozinha tcheca.
  • Botanique Hotel Prague – confortável, luminoso e espaçoso, este grande hotel é ótimo para viajantes individuais e casais. Também fica a uma curta caminhada do centro histórico, para que você possa conhecer dois dos melhores bairros em um dia de caminhada.

Vinohrady

Outrora uma das maiores cidades da República Tcheca antes de ser incorporada a Praga, Vinohrady é um lugar muito legal para se estar. 

Edifícios Art Déco em tons pastéis alinham-se nas ruas e a comunidade local de jovens profissionais transformou-a numa área moderna e artística, com muitos cafés muito legais e galerias de arte moderna. 

Se você já se cansou da histórica Praga e quer passar para o lado mais contemporâneo da cidade, esta é a base perfeita.

É famosa não só pela arquitetura, mas também pelos seus bares, mercados e casas noturnas – como Sweet Paradise e Le Clan. 

Destaques de Vinohrady

  • Igreja do Sagrado Coração de Nosso Senhor – a igreja mais famosa do bairro tem o maior relógio da Europa Central! Foi inspirado no Arco de Noé e domina o horizonte de Vinohrady.
  • Riegrovy Sady – este lindo parque é um dos mais populares de Praga. Você terá vistas deslumbrantes da cidade a partir de suas encostas gramadas. Passeie e divirta-se com os habitantes locais. É particularmente impressionante no verão.
  • Mercado Jiřák – Os habitantes de Praga adoram os seus mercados ao ar livre. Mesmo no inverno, você os encontrará aqui, bem vestidos e comendo algo quente. Junte-se a eles e confira as saborosas comidas e cervejas caseiras. Se você cozinha para si mesmo, este também é o melhor lugar para encontrar produtos frescos.

Hotel Vinohrady sugerido em Praga

Le Palais Art Hotel Prague – este é um hotel boutique 5 estrelas com quartos lindos, um restaurante gourmet e exposições de arte frequentes no lobby.

Principais dicas para sua viagem a Praga

Edifício amarelo único contra um céu azul em PragaEdifício amarelo único contra um céu azul em Praga

Praga é uma cidade totalmente única, com muita coisa acontecendo, então aqui está o que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua viagem.

  • O centro da cidade de Praga é o local ideal. Tudo está acontecendo aqui, desde apresentações de teatro contemporâneo e mostras de arte até passeios históricos. No entanto, isso torna a área um lugar caro para ficar. 
  • Avalie os benefícios de caminhar versus o transporte público e considere o tipo de experiência que você deseja ter antes de tomar sua decisão final sobre onde ficar.
  • O verão é muito movimentado em Praga. Como na maior parte da Europa, esta é a época turística e chegamos em bandos. Considere visitar durante o inverno, como eu fiz (adorei). Ou mesmo na baixa temporada, quando as coisas ficam um pouco mais calmas e os preços mais baixos.
  • O transporte público é muito fácil em Praga. Portanto, se você precisar pegar um ou dois bondes para chegar ao seu destino, não se preocupe. Não vai demorar muito.
  • Mesmo à noite, Praga é um destino seguro. Você pode andar livremente – apenas evite ruas completamente vazias. Também é sempre preferível ter um amigo.
  • Se você estiver visitando Praga de carro, encontre uma acomodação que tenha estacionamento. Isso lhe poupará muitos problemas, pois muitas vezes é extremamente difícil encontrar estacionamento na rua.
  • Use o Plum Guide para encontrar aluguéis de apartamentos de alta qualidade.

Quantos dias devo passar em Praga?

Rio PragaRio Praga

Eu recomendo passar 3-4 dias aqui. Uma semana se você estiver se sentindo decadente e realmente quiser experimentar as pequenas coisas.

Em 4 dias, você poderá conhecer as atrações mais bonitas e icônicas de Praga e ainda ter um tempinho para visitar aqueles cafés fofos e bares da moda que você encontrará em cada esquina.

Se você reservar uma semana, poderá até reservar um tempo para explorar os arredores arborizados da cidade.

Como você se locomove em Praga?

Praga é uma cidade muito tranquila. Então leve aqueles sapatos de caminhada que não combinam com nenhuma de suas melhores roupas. Você passará a maior parte do tempo neles. 

Mas, se você não gosta tanto de passear pela cidade a pé, existem outras opções. Praga tem uma rede de metro, eléctrico e autocarro muito eficiente que o levará a qualquer lugar. E não a um preço ruim.

O bonde é sua melhor opção de passeio, com paradas frequentes nas principais atrações. Cada vez mais pessoas também andam de bicicleta pela cidade. Se você fizer isso, tome cuidado com estradas movimentadas.

Praga é um lugar caro para visitar?

Estátua em PragaEstátua em Praga

Praga pode ser bastante cara, com alojamento e bilhetes para atrações lá em cima em termos de custo. É mais um destino de gama média a luxuosa do que um orçamento apertado, e é definitivamente mais adequado para uma viagem onde você tem algum dinheiro para gastar. 

No entanto, isso não significa que você tenha que gastar tudo o que tem e depois pesquisar no Google quanto vale o seu rim. Existem muitas maneiras de reduzir os custos a um nível de manutenção dos rins. 

  • Fique fora do centro da cidade, onde os preços das acomodações são reduzidos pela metade. 
  • Visite as igrejas, jardins e atrações ao ar livre gratuitas, em vez de locais com ingressos. 
  • Beba sua cerveja em tabernas que não estão tão na moda. Você ficará surpreso com a diferença de preço e provavelmente conhecerá muito mais moradores locais também.

Leia mais guias de Praga

Amo isso? Salve e compartilhe no Pinterest

[anúncio_2]

claudioramalho