Top Things to Do & Insider Tips

By claudioramalho •  Updated: 04/27/24 •  15 min read

Oia é a Santorini dos cartões postais – um aglomerado de casas brancas caindo em direção à caldeira. Planejando sua visita? Mergulhe neste guia, repleto das melhores coisas para fazer em Oia, dos melhores restaurantes e das dicas que você precisa para aproveitar ao máximo sua viagem. 

Diga a palavra Oia e aposto que você evoca imagens de uma vila deslumbrante de casas brancas perfeitas, situadas no alto das águas azuis profundas de sua famosa caldeira (que é a cavidade submersa de um vulcão em erupção). Há uma razão pela qual este é um dos locais mais emblemáticos da Grécia. 

Mas por mais bela que seja a vista da caldeira vulcânica cintilante com água azul-celeste, a história de como ela chegou lá é aterrorizante. Oia (e Santorini como um todo) foi o lar de uma das catástrofes naturais mais devastadoras do mundo, quando as rochas vulcânicas afundaram no mar, juntamente com mais de 35.000 pessoas em 1645 AC.

Visite Santorini agora e você não suspeitaria que um lugar tão lindo tivesse uma história tão sombria. Eu estava em Oia e, embora estivesse bastante lotado (quase desconfortavelmente), também era incrivelmente lindo. 

Serei honesto – lutei para saber como me sentia em relação à vila, que era igualmente pitoresca e muito, muito turística. Não deixe que isso o desencoraje – você poderá ver o melhor da famosa vila com mais conforto se planejar cuidadosamente sua visita – e eu vou lhe dizer como.

Pronto para planejar a melhor viagem para Oia? Aqui está o que você precisa saber. 

O que fazer em Oia, Santorini  

Tire uma fotografia da Igreja com Cúpula Azul de Santorini

Oia é a Santorini que lançou um milhão de cartões postais: um aglomerado de edifícios caiados de branco e igrejas com cúpulas azuis agarradas às colinas com vistas amplas da caldeira. A Igreja de Cúpula Azul de Santorini é a igreja que você vê nos cartões postais.

Então, onde você vai para conseguir aquela visão de um milhão de dólares? Fácil. Basta caminhar cerca de 5 minutos do centro da vila em direção ao Mar Egeu. 

A igreja é na verdade duas igrejas diferentes, Santa Anastasi e São Spyridon Ortodoxa. Ambos foram construídos em meados do século XIX e ambos têm o estilo clássico das Cíclades, com uma cúpula azul brilhante contrastando com o exterior branco como a neve. 

Como a fotografia do pôr do sol em Oia está longe de ser um segredo, você pode imaginar como fica lotado. Duplique o número imaginário que você criou. 

Se quiser uma experiência mais relaxante, acorde cedo e observe o nascer do sol. Você obterá uma iluminação incrível sem tentar fotografar por cima do ombro de cerca de 500 outros visitantes.

Melhor dica

Certifique-se de permanecer nas passarelas oficiais, pois os proprietários não ficarão entusiasmados se você tentar tirar fotos de seus degraus.

Assista ao pôr do sol

Assistir ao pôr do sol não é apenas uma das principais atrações de Oia, mas também é literalmente a razão pela qual a maioria das pessoas a visita. E embora assistir ao pôr do sol em Santorini possa parecer maravilhoso, a realidade é muito diferente. 

Não estou tentando impedir você de ver o pôr do sol em Oia. Se você encontrar o local certo, observar o sol se pondo abaixo dos mares azuis da Caldeira é absolutamente espetacular. Mas você tem que saber para onde ir e como planejá-lo. 

Para conseguir um bom lugar na vila, você precisa chegar cedo e relaxar no mesmo local por pelo menos uma hora (mas mais ou menos uma hora e meia). 

Além disso, saiba que as ruas estreitas ficam mais movimentadas ao anoitecer e não é relaxante quando tudo acaba e você está amontoado em ruas lotadas. Não relaxando nada. Agora que esclarecemos isso, vou te contar onde ver o pôr do sol em Oia.

Muita gente vai ao Castelo de Oia. É legal, mas muito, muito popular. Vá cedo, pegue um lugar ou desça um pouco mais em direção a Ammoudi para uma opção menos lotada (mas sem as mesmas vistas do nível do mar). 

Julianna observando o pôr do solJulianna observando o pôr do sol

Pessoalmente, recomendo ir ao meu local favorito (marcado neste mapa) – se você for até a esquina, ainda terá ótimas vistas, mas não terá que lidar com as mesmas multidões que no castelo.

Melhor dica

Outra opção (a mais confortável) é reservar uma vaga no Restaurante Lauda (que falo com mais detalhes abaixo). É caro, mas as vistas são perfeitas e não há confrontos com as pessoas envolvidas. O Restaurante Pelekano também tem boas vistas e é mais barato.

Explore o Castelo de Oia

Castelo de OiaCastelo de Oia

Caminhe em direção à borda da caldeira em Oia e você provavelmente verá uma imponente estrutura de pedra oscilando na beira das paredes do penhasco. Este é o Castelo de Oia. 

Também conhecida como Castelo de São Nicolau, a fortaleza veneziana chama Oia de lar desde o século XV. Originalmente usado para defender a cidade de piratas e outros inimigos, partes do castelo permanecem em boas condições até hoje.

Olhe atentamente e você notará as rochas vulcânicas usadas para construir o castelo. Isto não é tão surpreendente, uma vez que a história da atividade vulcânica em Oia é longa e catastrófica. 

A vila de Oia foi construída em torno do castelo e ainda hoje você encontrará as casas caiadas de branco empoleiradas ao redor e sob a fortaleza.

Vá no final do dia e você notará dezenas de turistas competindo por um lugar nas paredes e na cobertura para ver o pôr do sol. Não estou brincando quando digo que é uma cena de multidão ao anoitecer e, honestamente, evito isso durante o pôr do sol, a menos que você vá durante uma época lenta do ano. 

Mas se você chegar de manhã cedo, enquanto a maioria dos turistas está dormindo depois da última taça de vinho, você desfrutará das mais incríveis vistas do nascer do sol sobre o oceano e as montanhas abaixo.

Visite o Moinho de Vento de Oia 

O moinho de ventoO moinho de vento

Outra imagem que você precisa capturar quando estiver em Oia é o famoso moinho de vento situado no alto da encosta. O que você pode esperar ver? Grandes lâminas de madeira estendem-se até o céu azul imaculado, contrastando com a fachada totalmente branca e o telhado cônico. Magia.

É, sem dúvida, uma das imagens mais simbólicas de Oia e tão linda quanto se possa imaginar.

Por que está aqui em primeiro lugar? Durante séculos, os moinhos de vento foram usados ​​pelos moradores locais para moer grãos. Na verdade, os historiadores acreditam que alguns dos moinhos de vento foram instalados no século XIV. 

Passe uma tarde de vento na ilha e faz sentido que estas estruturas estejam espalhadas por toda parte.

Melhor dica

Caminhe pelo antigo marco e capture imagens dos moinhos de vento, com dois dos mais famosos quase lado a lado. Siga para noroeste a partir do Castelo de Oia até começar a avistar os moinhos de vento (deve demorar apenas alguns minutos).

Passeie pela Baía de Ammoudi 

Não vou mentir para você, descer os 600 degraus até a Baía de Ammoudi não é das mais fáceis, subir de novo? Ainda mais difícil, mas vale a pena a caminhada. 

Ao chegar à pequena baía e ao porto, você será recebido por habitantes locais amigáveis, excelentes restaurantes de frutos do mar e vistas panorâmicas do Mar Egeu. É uma vila de pescadores, e você verá barcos ancorados com o pescado do dia e polvos secando ao sol.

Traga seu maiô em uma tarde quente. A água azul clara implora que você pule de uma das pedras menores. 

Os restaurantes aqui são fantásticos, mas um pouco lotados. A Ammoudi Fish Tavern é charmosa e serve frutos do mar fresquinhos com uma vista fantástica da enseada. Economize espaço para um sorvete do Cool Cave e fique para ver as vistas ridículas do pôr do sol.

Melhor dica

É uma grande distância da praia até Oia, então certifique-se de levar água suficiente e usar um par de sapatos confortáveis. Há burros percorrendo o percurso, mas há evidências bem documentadas de que eles são maltratados e estão em péssimas condições, portanto, por favor, não os utilize

Passe algum tempo no Museu Marítimo Naval 

Você não precisa se aventurar muito para notar evidências do passado (e presente) marítimo de Santorini. A história da navegação na ilha remonta aos minóicos, que se estabeleceram muito antes de 1600 aC. 

O Museu Marítimo Naval exibe artefatos de diferentes embarcações e mergulha profundamente na importância da navegação nas Cíclades. 

O antigo casarão conta com instrumentos náuticos e modelos de navios e um proprietário muito simpático e disposto a explicar a importância de cada item. A entrada custa apenas 5€, pelo que é uma actividade perfeita para interromper o tempo a apanhar banhos de sol. 

A maioria das pessoas visita para ver o periscópio da Segunda Guerra Mundial, mas presta atenção a cada artefato dentro dele. Você pode aprender muito sobre os grandes navios que navegavam pelos mares com a literatura e as réplicas de barcos dentro deles.

Fazer

Está aberto 7 dias por semana, das 10h00 às 18h00, por isso passe por aqui sempre que estiver a passear por Oia.

Melhores lugares para comer e beber em Oia   

Tradicionalmente, o vinho e o tomate eram os pilares da economia de Santorini. Então, naturalmente, há muito o que amar na culinária local. 

Restaurante Lauda

£££ 

Explore a histórica Santorini e experimente um dos restaurantes mais antigos de Oia. 

Construído em 1971, o Lauda foi o primeiro restaurante de Oia e ainda é um dos melhores restaurantes da Grécia. É também um dos mais chiques e custou para nós dois (com bebidas) mais de 400 euros. 

O foco está na culinária local excepcional e, combinada com as vistas deslumbrantes da Caldeira, valeu totalmente a pena.

Cordeiro em LaudaCordeiro em Lauda

Quer saber o que pedir? Comece com uma garrafa de champanhe do extenso cardápio antes que pratos locais populares, como o Giannis Fava, comecem a chegar à mesa. Os sabores cremosos e indulgentes combinaram bem com o espumante. Em seguida, comi a costela de cordeiro, que estava excelente.

Mas se quiser uma verdadeira explosão, opte por uma refeição de 6 pratos e harmonização de vinhos por 345€ por pessoa. O chef criará uma refeição memorável com uma vista que pode ser a melhor do mundo.

Pelekanos

££ 

Comida em PelekanosComida em Pelekanos

You know how I mentioned that one of the best ways to capture the sunset in Oia is to watch it from a bar or restaurant. Pelekanos is a smallish restaurant right in the heart of Oia with world-class views and straight-up amazing food.

Service is friendly and efficient, though it does get hectic at sunset. You’ll definitely need to book ahead to snag a table. Trust me.

The space near the edge of the balcony not only has amazing sunset views, but you can see right down to the white and blue Cycladic houses that help Oia show up on postcards worldwide.

As for the food? There’s a nice mix of cuisine available from the land and sea. You can choose anything from a classic gyros to a grilled octopus (I can highly recommend the latter – it was one of my favourite dishes I had while on the island).

Oia Vineyart

££ 

Terraço no Oia VineyardTerraço no Oia Vineyard

Oia is touristy and you typically pay tourist prices. So, I was pleasantly surprised by just how affordable Oia Vineyart was.

It’s a well-kept secret with open terraces, live music, and approachable tapas-style plates between €7-€14. I won’t lie; it looked a bit small walking up, but they can accommodate a surprising amount of people in the maze of charming outdoor spaces.

Vinícola OiaVinícola Oia

The wine selection was extensive, with lots of Santorinean choices. Service was really friendly and always on hand to give tips on which wine to choose.

The food was all good, but opting for a local cheese platter is the move. You can taste your way around Cycladic cheeses for just €28.

You won’t find epic sunset views of the Aegean Sea, but the chill vibe and sunny terrace are a perfect change of pace from the typical rooftop restaurant in Oia.

Armeni Restaurant

££ 

Sometimes (read often), you have to stray a few hundred paces away from the crowds to find a city’s best restaurants. Armeni Restaurant is that spot.

Located in the idyllic Armeni Bay, this seafood restaurant is actually between the village of Oia and Finikia, down by the water. As you can guess, it serves some of the freshest fish and shellfish in Santorini.

To get there, you take a boat ride from Ammoudi Bay (which you’ll need to hike down to from Oia). It’s a nice ride, which is especially lovely if you catch the sunset on the ride back in the summer.

The staff is friendly and fun, and the food is delicious. Arrive earlier in the evening for your best chance at grabbing a table and making the boat ride back when the sun is going down.

Order the freshly grilled fish, which you can see before they cook it. You can pair it with grilled feta or a puff pastry with shrimp, both of which look excellent.

Know Before You Go: Practical Tips to Plan Your Oia, Santorini Trip

Vistas de OiaVistas de Oia
  • Plan your trip between May and October. While it’s possible to visit in the winter, most businesses are closed, so you will need to be a bit more creative with what you plan to do and where you plan to eat and drink. On the plus side, you’ll skip the crowds.
  • As vistas do nascer do sol não são tão famosas, mas são tão lindas quanto o pôr do sol em Oia e muito menos lotadas. Além disso, se você viajar em setembro ou outubro, também não será muito cedo. 
  • As especialidades locais incluem fava, tomatekeftedes (bolinhos de tomate) e frutos do mar. Experimente todos eles!
  • Respeite os moradores da cidade – não tire fotos nos jardins das pessoas, nem fique na porta da frente delas. Não invada propriedade privada.
  • Respeite as placas de proibição de drones/fotografia onde você os encontrar.

Custo típico de viagem em Oia 

Oia é umas férias caras. Entre hotéis, alimentação e passeios turísticos, você pode esperar pagar cerca de £ 750 por dia durante a alta temporada.

Quanto tempo visitar em Oia? 

Recomendo passar 2 noites em Oia e 2 em outra parte de Santorini, como Pyrgos.

Melhor época para visitar Oia

O outono é a melhor época para visitar Oia, pois há menos multidões e o clima é mais fresco do que no pico do verão. 

Onde Ficar em Oia  

A maioria dos melhores hotéis em Oia estão perto da famosa Igreja Blue Domed Santorini.

Vila de luxo Armenaki (luxo) 

Gostei desta pequena propriedade só de suítes em uma parte mais tranquila de Oia. Há um adorável café da manhã servido em seu quarto pequeno, mas charmoso, você tem um terraço privativo com piscina e vistas deslumbrantes da Caldeira (embora você não possa ver o pôr do sol deles). 

Verifique tarifas e disponibilidade

Villas Oia Mare (Luxo)

Desfrute de quartos pequenos, mas bonitos, com pátios privados, jacuzzis e vistas espetaculares do pôr do sol. As suítes valem o upgrade pelo espaço extra no interior e na varanda.

Verifique tarifas e disponibilidade

Como chegar a Oia?

Fica a 20 minutos de carro do Aeroporto de Santorini até Oia e a cerca de 35 minutos do Porto de Santorini. Cuidado com o trânsito durante os horários de maior movimento, pois isso pode aumentar drasticamente o tempo de transporte. 

Os táxis que você pode sinalizar são relativamente difíceis de encontrar na ilha, é melhor organizar uma transferência privada com sua acomodação (embora também existam alguns Ubers). 

Itinerários sugeridos

Passar um tempo em OiaPassar um tempo em Oia

Viagem de um dia a Oia

Nascer do sol no Castelo – Igreja da Cúpula Azul – Almoço no Oia Vineyart – Moinho de Oia – Baía Ammoudi – Jantar no Restaurante Lauda 

Passeie, fotografe e jante em Oia.

2 dias em Oia

Moinho de Oia – Almoço na Baía de Ammoudi – Sessão de fotos na Igreja Blue Domed – Jantar ao pôr do sol no Restaurante Lauda – Caminhada até Fira

Veja todas as atrações famosas de Oia antes de passar o segundo dia caminhando até Fira para conhecer museus, restaurantes e vistas espetaculares.

Leia mais guias de viagem de Santorini e Cíclades

Amo isso? Salve e compartilhe no Pinterest!

[anúncio_2]

claudioramalho